Pintura de Telhados: Vale a Pena Fazer?

O telhado é a parte da nossa casa que mais sofre com as ações do tempo. Fatores como chuva, granizo, sol, ventos fortes e até mesmo sujeira, fazem com que as telhas percam sua eficiência e estética com o passar dos anos.

Quando os telhados mostram os primeiros sinais de desgaste, muitas pessoas optam pela substituição total da cobertura, mas, em muitos casos, não há necessidade para tanto — até mesmo porque um telhado novo não custa nada barato. Se não houver nenhuma telha quebrada ou trincada, a substituição não precisa ser realizada.

Se sua preocupação for somente com o fator estético, saiba que uma simples pintura pode trazer um aspecto novo ao seu telhado. Basta apenas contratar uma empresa ou profissional especializado para que tudo saia como planejado.

Quer saber mais sobre como funciona a pintura de telhados? Acompanhe o texto a seguir, pois falaremos das vantagens desse serviço e como ele poderá ajudar você a economizar um bom dinheiro.

COMO FUNCIONA A PINTURA DE TELHADOS?

Por mais simples que possa parecer, a pintura de telhados é um processo um tanto complexo e exige que seja feito por profissionais especializados e equipamentos próprios para isso. Por ser um trabalho em altura, não é recomendado que pessoas sem os devidos equipamentos de segurança subam em telhados para realizar tal tarefa. Sendo assim, contrate apenas profissionais que atuam exclusivamente nessa área e certifique-se de que ele faz a utilização correta de EPIs.

PASSO A PASSO

Verificação da Estrutura: Antes de mais nada, o profissional deverá fazer uma breve verificação no telhado e em toda sua estrutura, a fim de encontrar possíveis telhas quebradas ou danos na cobertura que possam comprometer sua segurança. Somente depois dessa etapa, é possível dar continuidade com as demais.

Limpeza do Telhado: É muito importante que seja feita a limpeza das telhas antes de iniciar a pintura. Dessa maneira, evita que a sujeira se misture com a tinta e não venha causar manchas ou mesmo atrapalhar na absorção do material. Esse trabalho pode ser feito com lavadoras de alta pressão ou com produtos próprios para limpeza de telhados.

Lixamento: Não é uma etapa obrigatória, mas o lixamento das telhas ajuda a criar uma textura mais lisa e uniforme no telhado. Caso você opte por um acabamento mais refinado, lembre-se que o lixamento só pode ser realizado em telhas cerâmicas (barro). Outros materiais como fibrocimento ou polipropileno não permitem esse procedimento.

Aplicação da Tinta: Após as telhas estiverem totalmente limpas, é hora de iniciar o processo de pintura, que poderá ser feito com pistola pulverizadora ou pincel. Assim que aplicado a primeira demão, é necessário aguardar o tempo de secagem do produto para seguir com as próximas (que geralmente não passam de duas ou três). O recomendável é que esse processo seja feito em um dia de bastante sol e sem umidade, pois, caso chova, deverá ser aplicada uma nova demão para cobrir a superfície.

Todo o processo de pintura, incluindo limpeza, aplicação de tinta e tempo de secagem, pode levar de 2 a 3 dias para ser concluído, porém, o resultado final é recompensador.

FALANDO SOBRE ECONOMIA

Um serviço de pintura de telhados com qualidade pode não ser tão barato, mas compensa muito mais do que realizar a substituição total das telhas. Além disso, a dor de cabeça e o tempo de execução é muito menor.

Outra grande vantagem que atrai pessoas para esse tipo de serviço, é a possibilidade de aplicação de tintas brancas para ajudar no conforto térmico da casa. Por mais que ainda não sejam uma tendência no Brasil, os telhados brancos podem reduzir de 40 a 70% a temperatura no ambiente, segundo estudos feitos por pesquisadores.

CONCLUSÃO

Como vimos, a pintura de telhados é um serviço simples e que pode trazer muitos benefícios para sua casa, entre eles a economia e a estética. Porém, é preciso de um profissional ou empresa especializada na área para oferecer um serviço de qualidade.

Sabendo disso, a Max Telhados disponibiliza equipamentos e pessoal qualificado para serviços de pintura e manutenção de telhados em Curitiba, sempre com a qualidade, agilidade e presteza que só a Max tem! Entre em contato para saber mais.



Deixe uma resposta