× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3328-6298
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail





Qual a diferença entre calhas e rufos?

Qual a diferença entre calhas e rufos?

Quando não se tem a atenção necessária na compra dos produtos destinados a uma construção, os prejuízos podem ser grandes. Uma das questões (dentre tantas) que pode causar dúvidas é a diferença entre calhas e rufos

Por isso, para sanar essa questão, entenda o que é cada um desses itens e como são usados na construção. 

O que são calhas?

Como espécie de canal, a calha é responsável por receber e conduzir a água que cai sobre telhados e terraços. Por isso, na grande maioria dos casos, é produzida com aço galvanizado a fim de proteger o material da corrosão. 

E primeiramente, a implantação da peça vai ser feita seguindo as características da própria construção, uma vez que influenciará diretamente o comprimento do local que receberá a calha, a queda de água e o tipo de telha que será colocada. 

Mas antes de mais nada, o papel principal das calhas é proteger a construção dos danos e efeitos corrosivos provocados pela chuva na estrutura da construção, pois receberá a água e a conduzirá a fim de evitar alagamentos, poças, apodrecimento, mofos e demais problemas. 

Inclusive, a escolha do material da calha é tão importante quanto sua correta instalação. Por isso, opções como as calhas produzidas em PVC (líder de vendas em todo o mercado de construção) são uma das principais alternativas, mas há de se observar que podem não ser a melhor opção, pois sua vida útil é menor. 

Portanto, ainda que tenha maior praticidade na hora de limpar, ela pode não resistir muito tempo quando a coleta de água for muito grande. Então, o ideal nesses casos é a escolha de peças produzidas em aço galvanizado, que recebe um revestimento de zinco, uma vez que são mais resistentes tanto aos efeitos da água quanto às ações do tempo. 

O que são rufos?

Já os rufos são peças aplicadas com a finalidade de proteger a alvenaria, impedindo que a água da chuva infiltre nela. 

Por isso, são colocados entre as telhas, evitando que haja passagem de quaisquer líquidos por aquela parte. Podem também ser colocadas em muros, ou mesmo em paredes, funcionando como uma espécie de complemento para lajes e telhados

Em construções que não recebem esse tipo de proteção, é perceptível o surgimento de manchas escuras no teto, mofo e o surgimento de mau cheiro. Em casos mais graves, onde as chuvas são mais fortes e frequentes, o apodrecimento da alvenaria é um problema que pode vir a ocorrer. 

Além disso, assim como as calhas, essa peça pode ser feita de diferentes materiais, mas os produzidos em aço galvanizado também são os mais recomendados. Além do revestimento com aço, são pintados antes e depois de sua aplicação, recebendo uma camada de argamassa que funciona como uma espécie de selagem, reforçando assim a proteção do local. 

Os rufos podem ser:

De pingadeira

Normalmente utilizado em muros, esse tipo de rufo é colocado ao longo de uma parede para impedir que a água escorra por el, sendo um tipo de proteção importante para que não surjam manchas escuras decorrentes da infiltração. 

Por isso, as pingadeiras podem ser produzidas com diversos materiais, sendo eles: 

  • Concreto;
  • Aço galvanizado;
  • Plástico;
  • Granito. 

Ainda assim, vale ressaltar que o aço galvanizado é o mais indicado. 

De capa

Como o próprio nome sugere, essa peça funciona como uma espécie de capa que vai “cobrir” o muro protegendo da queda de água que ocorre do telhado. Dessa forma, impede o escoamento da chuva pelas paredes, o que causaria mofo e manchas escuras. 

De encosto

Com aplicação parecida com o de capa, esse tipo de rufo cobre espaços entre paredes e telhados, impedindo que esses vãos sejam alagados ou sofram com problemas decorrentes da água da chuva, seja por seu escoamento ou seu acúmulo. 

E existem empresas que têm serviços especializados nesse tipo de instalação, sendo uma delas a Max Telhados, referência em Telhados em Curitiba. Oferecemos serviços como os de calhas e rufos, pintura de telhados, pinturas e reformas, entre outros. 

O site oferece a opção de fazer orçamentos online gratuitos, e essa opção de simulação é sem dúvidas uma boa chance de prever o valor da sua obra. Alguns dos serviços oferecidos são:

  • Pintura de telhados;
  • Consertos e reformas;
  • Construção de telhados;
  • Pintura e reforma residencial;
  • Calhas e rufos;
  • Construção de telhados em estrutura metálica.

Vale a pena conferir os preços e as excelentes oportunidades que a Max Telhados dispõe para todos os bolsos.

Summary
Qual a diferença entre calhas e rufos?
Article Name
Qual a diferença entre calhas e rufos?
Description
A calha é responsável por receber e conduzir a água que cai sobre telhados e terraços. Já os rufos são peças aplicadas com a finalidade de proteger a alvenaria, impedindo que a água da chuva infiltre nela. 
Author
Publisher Name
Max Telhados
Publisher Logo


Deixe uma resposta