Telha de Barro ou Fibrocimento?

Escolher o tipo de telha para a cobertura é uma das maiores dúvidas de quem está construindo ou reformando uma casa. Afinal, a variedade de modelos e preços existentes no mercado é grande e pode acabar confundindo aqueles que não entendem muito do assunto. Dentre as telhas de uso residencial mais conhecidas, estão as telhas cerâmicas (barro) e as telhas de fibrocimento, conhecidas popularmente como Eternit.

Sabendo que ambos os modelos são os mais vendidos do mercado, resolvemos fazer um compilado de vantagens e particularidades de cada um para que você possa acertar na escolha. Confira o texto abaixo!

TELHA CERÂMICA (TELHA DE BARRO)

A famosa telha de barro é uma das mais antigas e utilizadas do Brasil. São fabricadas a partir de argila e levadas ao forno a uma temperatura próxima a 1.000 ºC. Permitem um visual rústico e elegante ao telhado.

VANTAGENS DA TELHA CERÂMICA

Conforto térmico: A cerâmica é um tipo de material que não absorve calor ou frio. Sendo assim, ajuda a manter a temperatura do ambiente sempre estável.

Versatilidade de cores: Pode ser encontrada em diversas cores e modelos (Coloniais, Francesas, Portuguesas, Romanas, Americanas e Esmaltadas).

Flexibilidade de adaptação: Permite ser instalada em telhados com inclinações maiores ou em projetos de arquitetura mais complexos.

DESVANTAGENS DA TELHA CERÂMICA

Custo alto: Por serem mais pesadas que outros tipos de telhas, necessitam de uma sustentação mais reforçada, o que gera um custo maior em estrutura de madeira.

Fragilidade: As telhas cerâmicas são frágeis em relação a umidade e fungos. Sendo assim, necessitam de um cuidado maior e manutenção frequente.

TELHA DE FIBROCIMENTO

É o tipo de telha que oferece o melhor custo-benefício do mercado. No Brasil, são conhecidas pelo nome Eternit, porém, refere-se ao nome de um fabricante bastante conhecido no segmento. São constituídas por fibras sintéticas e cimento.

VANTAGENS DA TELHA DE FIBROCIMENTO

Economia: São bem mais baratas que as telhas cerâmicas e ainda permitem cobrir uma área maior. Além disso, são leves e não necessitam de estrutura reforçada.

Durabilidade: Sua composição e formato oferecem uma resistência bastante superior, suportando condições adversas, como chuvas de granizo, umidade e corrosão.

Versatilidade: Assim como as telhas cerâmicas, podem ser encontradas em diversos formatos e ainda permitem a pintura com tintas de variadas cores.

Instalação Rápida: Por serem vendidas em tamanhos grandes, sua instalação é bem mais rápida e prática, demandando menor custo e mão de obra.

Fácil Manutenção: Possuem uma queda de água livre, o que ajuda a não acumular umidade e sujeira. Necessitam de manutenção com pouca frequência.

DESVANTAGENS DA TELHA DE FIBROCIMENTO

Desconforto Térmico: Absorvem muito mais calor que as telhas cerâmicas, podendo deixar o ambiente bastante quente e abafado em dias de sol forte.

Não Valorizam a Estética: Para quem busca alto valor estético, as telhas de fibrocimento podem não ser uma boa opção, pois oferecem um visual muito simplório.

CONCLUSÃO

Além dos modelos que citamos acima, existem ainda diversas opções de telhas, como PVC, metálicas e até mesmo em vidro. Porém, falaremos sobre elas mais adiante. Por hora, é importante que você busque saber mais sobre esses dois modelos que citamos, visitando lojas de telhas ou sabendo a opinião de pessoas ou profissionais da área. Somente assim você consegue ter certeza do que vale mais a pena.

Não esqueça também de contratar uma empresa especializada em construção de telhados para realizar a instalação. De nada vai adiantar se você comprar telhas e materiais de qualidade e ter um serviço mal feito. Nesse caso, conte com a experiência e competência da Max Telhados para sua obra! Somos referência quando o assunto é construção e reforma de telhados em Curitiba.

Mantenha-se atualizado em nosso site, pois sempre postaremos artigos como esse para sanar as dúvidas de vocês, fiéis leitores. Até a próxima!



Deixe uma resposta